sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Android custa às operadoras 2 bilhões de dólares em reparos e suporte por ano

O Android é uma plataforma bastante popular no mundo inteiro. Mas ser popular, além de garantir uma grande quantidade de usuários olhando anúncios para o Google e comprando aplicativos de desenvolvedores, também traz seus problemas. Segundo o estudo divulgado nesta quinta-feira (3) por uma empresa chamada WDS, as operadoras de telefonia ao redor do mundo estão tendo altos custos para suportar aparelhos Android justamente por isso.

 Já escolheu o seu Android? (Foto: Divulgação)

O relatório, que foi baseado em mais de 600 mil ligações de suporte recebidas pela WDS em quatro dos cinco continentes do planeta, detalha que isso é causado pelo fato de o Android ser onipresente em toda uma escala de preço. A plataforma é usada tanto em celulares high-end, que tem uma fabricação mais cuidadosa e são mais caros, quanto em low-end, que são aqueles fabricados sem tanto cuidado com a qualidade.
Enquanto os modelos high-end apresentam poucos defeitos, os celulares low-end fazem o contrário; e quando o celular falha, o cliente normalmente procura a operadora que o vendeu para que eles se responsabilizem pela assistência técnica ou troque o aparelho. Nos cálculos da WDS, esse custo de envio para a assistência custa, em média, 80 libras por celular.
No total, a estimativa da empresa é que as operadoras de todo o mundo gastem uma média de 1.25 bilhão de libras (ou R$ 3.46 bilhões) por ano com esse suporte. O relatório completo em PDF pode ser lido aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More