domingo, 6 de novembro de 2011

Bangladesh terá laptop popular com Android a menos de R$ 230

Pouco depois de ser anunciado que a população da Índia teria acesso a um tablet com preço bem abaixo do mercado, o primeiro-ministro de Bangladesh revelou que seu país também está na briga para levar tecnologia por um baixo custo ao seu povo. Já está confirmada a venda de um laptop popular no local, chamado de Doel.

Laptop Doel (Foto: Reprodução/DotNews)
As especificações da máquina, é claro, não são muito refinadas. O modelo primário vem com sistema operacional Android instalado e uma tela de dez polegadas. O preço? Cerca de 10 mil taka, ou seja, menos de R$ 230. Há uma opção chamada de avançada, que custa um pouco mais caro. Nela, roda o Linux e há um monitor de 14 polegadas WXGA LED.
Os laptops estão sendo produzidos pela Telephone Shilpa Sangstha, empresa de telecomunicações que é administrada pelo próprio Governo de Bangladesh. Este projeto faz parte de uma iniciativa que pretende investir mais de 1,84 bilhões de takas, moeda local, em desenvolvimento tecnológico no país. Inicialmente, apenas 10% dos computadores serão produzidos no país, mas o número deve chegar a 60% em seis meses, segundo projeções dos responsáveis pela companhia.
"Esse é um grande passo no caminho para criar uma Bangladesh digital. Quando vilarejos tiverem laptops com preços mais baixos, vão se conectar à internet e se beneficiar muito disso", explicou Mohammad Ismail, presidente da Telephone Shilpa Sangstha, em entrevista à rede de televisão BBC.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More