quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Conheça a BoardX, uma versátil placa-mãe open source

A BoardX é um conjunto de placas de circuito integrado empilhadas que permite o compartilhamento de recursos, se comunicando com outros equipamentos e estendendo as suas funcionalidades. Este sistema é construído sobre a placa-mãe original, que atua como uma espécie de “fundação elétrica e estrutural” para a BoardX.

 BoardX (Foto: Divulgação)

A BoardX é mais um dos produtos de tecnologia que estão publicados na Kickstarter, site que tem como objetivo reunir recursos para que tais inventos cheguem à linha de produção. Embora muito parecido com com uma placa-mãe tradicional, o protótipo não conta com um processador pré-instalado. O projeto é tão simples e versátil que qualquer processador – ou múltiplos processadores – podem ser usados com o sistema.

Kevin Green, o responsável pelo invento, afirma na página da Kickstarter que não poderia mais esperar por uma empresa que apostasse no seu produto. Por isso, lançou a Upgrade Industries, para que o projeto tomasse corpo. A BoardX nasceu a partir de um trabalho de faculdade, com origem em pesquisas de desenvolvimento de um robô que funcionava através da energia solar. Para isso, em vez de idealizar uma placa com todos os circuitos integrados, foi utilizada uma placa-mãe muito pequena, para conectar os vários sensores de terceiros e então dar vida ao robô.
A ideia deu certo, poupando tempo no processo de fabricação, uma vez que foi possível escolher quais as peças seriam integradas à placa-mãe. A BoardX pode funcionar através de uma simples conexão USB, utilizando a linguagem Arduino para sua programação e desenvolvimento de softwares, aumentando o poder de processamento e os recursos da placa-mãe original.

 BoardX em detalhe (Foto: Divulgação)


Por fim, vale lembrar que a BoardX é um projeto open source, com licença Creative Commons 3.0. Kevin Green acredita que, fornecendo estas tecnologias, a comunidade interessada em produtos deste tipo vai crescer, e assim novas ideias semelhantes (e até melhores) podem surgir.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More