domingo, 6 de novembro de 2011

Rumor: Ultrabooks podem ganhar tela Retina em 2012

O IDF 2011 (Intel Developer Forum) trouxe novidades muito interessantes vindas da Intel. Um dos anúncios que merece um destaque maior é o do suporte gráfico melhorado no Ivy Bridge, permitindo o uso da resolução 4K. A notícia deu início aos rumores de que ultrabooks com telas Retina começarão a ser produzidos logo, com lançamento previsto já para 2012.

 Ultrabook Toshiba (Foto: Reprodução)

A revolução das novas telas deve começar pelos tablets. Samsung, LG e outros fabricantes começam a trabalhar nas suas telas “pós Full HD”. Algumas dessas, aliás, devem estar presentes na próxima geração de tablets, como, por exemplo, o iPad 3. Segundo o site VR-Zone, as possibilidades que a próxima geração de ultrabooks com processadores Ivy Bridge inclua as telas Retina são grandes.

É esperado é que os principais fabricantes de ultrabooks apresentem produtos com telas de 13.3 polegadas, com resolução de 2560 x 1440 pixels, e com uma densidade de pixels extremamente alta, de 220.84 pixels por polegada, algo inédito até o momento em computadores portáteis. E o mais importante: mesmo com um aumento significativo da resolução da tela, a espessura da tela será a mesma, já que a tecnologia utilizada para a retroiluminação não vai mudar. É possível construir telas com espessura de apenas 3 milímetros, o que continua sendo algo bem adequado para o segmento dos notebooks ultrafinos.
Uma melhor resolução (até um certo ponto) resulta em uma melhor experiência de usuário, pois teremos imagens mais definidas e nítidas. Porém, será que esse tipo de tecnologia é realmente necessária para os ultrabooks? Ou seria mais um truque para vender um produto que a maioria dos usuários não necessita? Seja como for, se levarmos em conta que o preço dessas telas será mais elevado que os modelos atuais, os ultrabooks com telas “pós FullHD” serão itens destinados a uma fatia de mercado, que pode pagar pelos produtos top de linha. Pelo menos no início de sua distribuição.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More