Ela é uma bicicleta com motor de 117 anos e pode atingir um valor recorde durante um leilão. A expectativa é que ela seja vendida por 325 mil libras, o que é equivalente a R$ 883 mil, no início de janeiro em um leilão que acontecerá em Las Vegas.
No entanto, não há nada de comum neste veículo, uma vez que ele atinge uma velocidade máxima de 40 milhas por hora devido ao seu sistema que funciona em uma caixa preta em que suas hastes são ligadas a pistões e manivelas. Aparentemente, trata-se de algo muito desconfortável e certamente perigoso.
Entusiastas e maníacos por antiguidades de todo o mundo participarão do evento para levar a “Roper Steam Powered Motorcycle” para casa. Basicamente esta moto usa uma fornalha e caldeira suspensa por molas entre as rodas. Um fogo produzido por carvão aquece a água e gera vapor para alimentar o motor. O vapor passa pelos tubos e depois é eliminado por uma espécie de escapamento, enquanto a água é utilizada a partir de um reservatório que contém uma bomba. Assim, a aceleração funciona da mesma forma que as motos atuais. Dá pra imaginar qual o nível de perigo que o seu utilizador sofre a cada que vez que dá uma volta com o veículo.
O criador desta moto, Sylvester Roper, morreu em 1896 enquanto andava com o veículo. No entanto, as causas apontam ter sido um problema cardíaco. Isso fez com que ele fosse a primeiro pessoa a de fato se acidentar com uma moto. Depois da morte de Roper, o veículo passou por diversos proprietários, até em 1996 chegar ao seu dono atual.
No momento, o recorde de vendas atingido em um leilão de moto foi em 1915, quando uma Cyclone Board Track Racer foi vendida por 300 mil libras (R$ 815 mil) em 2008.
0 comentários:
Enviar um comentário