A Telebrás e a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) fizeram um acordo para assinatura de um memorando que cria uma empresa responsável por gerenciar um satélite brasileiro. A parceria levará adiante o projeto Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB).
A Telebrás entrará com 49% do capital e a Embraer com 51%. Segundo o comunicado, a companhia atenderá as necessidades do governo em relação ao plano de desenvolvimento de satélites nacionais, que também incluirá o PNBL (Plano Nacional de Banga Larga). As comunicações de defesa e do governo também serão gerenciadas pela companhia.
A Telebrás terá o golden share, ou seja, o poder de veto na negociação, mas o financiamento será feito por ambas as empresas. A Embraer foi escolhida por ter experiência nesse tipo de situação, além de ter facilidade de atuação no exterior, segundo estudo da Agência Espacial Brasileira.
As Forças Armadas não entrarão na associação das empresas, mesmo sendo responsável por coordenar o projeto. O lançamento do satélite está previsto para 2014 ou, no mais tardar, 2015 ou 2016.
0 comentários:
Enviar um comentário