domingo, 6 de novembro de 2011

Aprenda a tirar print screen (screenshot) no Mac

Nível: Básico
Passos: 5
Apesar de muitas pessoas afirmarem que o Windows é uma cópia - para alguns, mal feita - do Mac, muitas divergências são notórias e podem causar confusão na cabeça dos usuários que não estão familiarizados com o sistema da Apple. Por esse motivo, algumas atividades consideradas básicas no Windows podem se tornar muito complexas quando o sistema utilizado é o seu rival.
É o caso do printscreen, por exemplo. Se você tem um Mac em casa - ou costuma utilizá-lo em algum lugar - e nunca precisou ou parou para pensar em como capturar telas, provavelmente terá uma surpresa. Em primeiro lugar porque, diferente dos teclados para Windows, os do Mac não possuem uma tecla específica para isso (PrtScn). O segundo ponto deve-se ao fato de os adeptos da maçã não precisarem de nenhum programa para salvar as imagens capturadas.
Portanto, se essa é uma dúvida sua (ou passou a ser a partir de agora), acompanhe o passo a passo deste tutorial e aprenda como tirar um screenshot no Mac de forma simples e rápida.




Teclado de Mac (Foto: Reprodução)

Passo 1. Escolha o formato que a imagem será salva: PNG ou PDF. Para isso, execute o Terminal, digite "defaults write com.apple.screencapture type [pdf ou png]” e tecle "Enter". É necessário reiniciar o sistema para que as modificações tenham efeito.



Command+Shift+3 no teclado do Mac (Foto: Reprodução/TechTudo) Passo 2. Para capturar uma tela inteira, aperte a seguinte sequência de teclas: Command+Shift+3. A imagem capturada será salva em formato PNG na sua área de trabalho.
Passo 3. Caso deseje capturar apenas uma área da tela, a sequência é: Command+Shift+4. Nesse caso, o ponteiro do mouse será utilizado para selecionar (clicando e arrastando) a área que será capturada e salva na área de trabalho.
Passo 4. Para capturar uma janela específica, utilize a mesma sequência anterior (Command+Shift+4) seguida de barra de espaço. Feito isso, basta clicar com o mouse na janela desejada. A imagem também será salva na área de trabalho.
Passo 5. Quando a sua intenção for utilizar a tela capturada em algum programa, utilize qualquer sequência seguida da tecla Ctrl. Com esse atalho, a imagem ficará na área de transferência para ser "colada" no programa escolhido.

Com esses comandos, usuários de Windows que utilizam Mac em algumas situações e donos recentes de computadores da Apple poderão escolher a melhor forma de realizar a captura de tela em seu computador.  Além dessas alternativas, o Mac OS vem equipado com um software chamado Grab, que permite o salvamento de imagem com qualidade superior, em formato TIFF (Tagged Image File Format).

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More