quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aprenda a converter os seus discos de vinil para MP3

Nível: Intermediário
Aplicativos necessários: Audacity e encoder Lame
Recursos necessários: Toca-discos, PC e cabo RCA-P2 para áudio
Número de passos: 12

Bolachão, LP, EP, compacto, vinil,... Não importa o nome. Surgido nos anos 50, os discos de vinil foram uma revolução na reprodução de áudio - e permaneceram por décadas como a principal mídia para se escutar músicas. Os CDs apareceram e foram substituindo aos poucos os LPs, mas o charme e o som peculiar e fiel do modelo antigo ainda carrega fãs em todo o mundo. Não é à toa que os vinis voltaram a ser produzidos.
Mas se você não é tão fã assim mas quer escutar as músicas que você só tem em vinil no conforto do seu computador, MP3 player ou até no carro, saiba que existe um jeito de passá-los para um arquivo digital - e que nada mais é do que converter o som do vinil para áudio digital. E o melhor de tudo é que nem é preciso comprar equipamentos extras. Basta o seu toca-discos e um cabo para fazer a conexão com o computador.
Uma dica antes de começar: faça aquela limpeza cuidadosa nos bolachões. Isso garantirá uma melhor qualidade na reprodução do som, e, consequentemente, na gravação.
Preparando o toca-discos
Passo 1. Antes de qualquer coisa, é preciso ter um cabo que conecte o toca-discos ao computador. Esse cabo tem que ser RCA de um lado e P2 de outro. Se você não tiver um em casa, saiba que não é difícil encontrá-lo em lojas de eletrônicos, informática ou de instrumentos musicais. O preço não deve passar de 10 reais (claro, depende da qualidade).

 Cabo RCA-P2 (Foto: Gustavo Ribeiro)

Passo 2. Conecte o cabo na saída do toca-discos, normalmente onde você conecta os alto-falantes (Speaker Out). É importante ter certeza de que o seu toca-discos já tem um pré-amplificador integrado. Normalmente é desse jeito se o aparelho fizer parte de um conjunto com rádio e toca-fitas.

 Ligação no toca-discos (Foto: Gustavo Ribeiro)

Passo 3. Na extremidade do computador, conecte o cabo na entrada “Line In” (e não na do microfone).

Entrada Line In (Foto: Gustavo Ribeiro)

Configurando o computador
Passo 4. Faça o download do software de edição de áudio Audacity e do encoder Lame para conseguir exportar o resultado final para MP3. Você também pode usar outro programa de áudio, se já o tiver instalado no seu PC.
Passo 5. Extraia os arquivos do encoder Lame em qualquer pasta e instale o Audacity,
Passo 6. Execute o programa e configure a entrada de áudio. Clique no menu “Editar”, depois em “Preferências”. Nos dispositivos de reprodução e gravação, selecione sua placa de som. No item “Canais”, escolha “2 (Estéreo)”.

 Preferências do Audacity (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Gravação
Passo 7. Prepare o toca-discos. Clique no ícone REC (botão vermelho) no Audacity e coloque o disco para tocar. As ondas de áudio serão exibidas graficamente no seu monitor, mostrando o que está sendo gravado. Deixe gravando até quando quiser, se for apenas uma faixa ou o lado inteiro do disco.

 Gravando no Audacity (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 8. Pare a gravação e faça os cortes que desejar. Para isso, faça a seleção na linha do tempo e recorte (Ctrl + X).

 Seleção (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 9. Crie um novo áudio em “Arquivo”/”Novo” ou simplesmente aperte Ctrl + N.
Passo 10. Cole o áudio (Ctrl + V).
Salvando em MP3
Passo 11. Com o áudio pronto, acesse “Arquivo” e depois “Exportar como MP3”.

Encoder Lame (Foto: Reprodução/Gustavo Ribeiro)

Passo 12. Quando aparecer a tela sobre o encoder Lame, busque onde você salvou o arquivo e prossiga.
Passo 13. Acrescente as informações da faixa, dê um nome para o arquivo e salve. Pronto! Trabalho feito.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More