domingo, 6 de novembro de 2011

Câmera Panasonic FH2: compacta valente para o dia a dia

Nem sempre quem quer fazer fotos procura o modelo mais sofisticado. Às vezes, com as câmeras mais simples, você faz lindas fotos, apenas aproveitando a oportunidade de um acontecimento, uma bela paisagem ou uma ocasião em família.
Aproveitando a qualidade Panasonic, eia aqui a Lumix FH2, parte da linha mais básica da empresa. Um modelo muito barato, que possui bom acabamento e que tira boas fotos.

 Panasonic Lumix FH2 (Foto: Stella Dauer)


Design
A Panasonic Lumix DMC FH2 não é nenhuma inovação em design, mas tem boa estética. Seu corpo é todo em metal, e a frente ganhou uma textura de aço escovado. Os detalhes em prata, que aparecem em cima e ao lado, são de plástico fosco. A lente é contornada por detalhes em metal prateado brilhante. Se parece com muitas outras Panasonic, mas mesmo não sendo cara, tem ótimo acabamento.

 Panasonic Lumix FH2 (Foto: Stella Dauer)

Sua tela é uma LCD de 2.7 polegadas, com boa cor. Ela fica abaixo do limite do corpo da câmera, ajudando a fazer menos riscos.
Em cima encontramos o microfone, o botão de energia – que é um esquisito interruptor –, o obturador e a regulagem do zoom. Do lado esquerdo fica a entrada para a corda de proteção e a conexão com o computador ou monitor, protegida por uma capinha de borracha para não entrar pó ou sujeira. Na parte de baixo, apenas a entrada padrão para tripé e a tampa que dá acesso à bateria e ao cartão de memória.
Na frente há opção de luz para olhos vermelhos, o flash e a lente. Atrás ficam quase todos os comandos: modo foto ou exibição, botão mode, botão display, botão volta/lixo, botão menu/set e o pad de navegação e escolhas de temporizador, flash, macro e controle de luz.
Usabilidade
 Panasonic Lumix FH2 (Foto: Stella Dauer)

Ela possui poucas funções, e todas são direcionadas para melhorar a usabilidade da câmera. O ajuste de LCD, por exemplo, apresenta quatro definições, e uma delas permite enxergar melhor a tela em ângulos elevados. O modo busca de foto permite escolher um objeto e manter o foco nele, mesmo que a câmera seja movida.
São apenas cinco modos: iA - Intelligent Auto, normal, minha cena, cenário e filme. O modo inteligente escolhe os melhores ajustes, enquanto que o normal deixa coisas como foco e ajuste de luz na sua mão. Não há filtros, apenas 7 modos de cores como sépia, preto e branco e vívido.
Em todas as definições e escolhas há uma linha cinza por onde passa um texto explicando o que está sendo selecionado. Para quem entende pouco, é uma mão na roda.
A interface tem poucos botões, não é complicado escolher os primeiros ajustes. Entretanto, as configurações estão espalhadas por muitos menus, ao menos três. É possível acessar os ajustes por até três botões diferentes. Cada um leva a um tipo de função, o que pode confundir o usuário iniciante.
Bateria e cartão SD

 Panasonic Lumix FH2 (Foto: Stella Dauer)

Alguns pequenos detalhes incomodam. Primeiro, o carregador não vem com os pinos para a tomada; é preciso conectar um cabo para aí sim carregar a bateria, dificultando a vida do usuário que quer levar tudo na bolsa. Outra observação fica com a conexão com o computador, que é proprietária. Seria bem melhor uma microUSB, não?
Qualidade das fotos e dos vídeos
Mesmo sendo uma câmera econômica, a Pansonic não economizou no conjunto óptico da FH2. Além do sensor de 14.1 megapixels, temos aqui lentes Leica grande angular com 4x de zoom óptico, com 1:31.1 - 6.5/5.0-20.0. Esse é um ótimo conjunto, que rendeu boas fotos. Seu único problema fica no zoom, que apesar de grande, é vagaroso e muito barulhento.
Fotografando de dia

 Panasonic Lumix FH2 (Foto: Stella Dauer)


Sob boa luz, como no sol, ela se sai muito bem. Fotos bem definidas, com pouquíssima granulação, além de cores bem corretas. Sob muita luz, pode estourar um pouco, e em pouca luz traz melhores resultados com flash, pois sem ele fica com bastante granulação. Ela tira fotos em macro com pouco mais de 3 centímetros de distância.
Ela faz filmes em HD, com ótima qualidade e bom som. Infelizmente a FH2 não foca e não dá zoom enquanto filma, mas o que ela já faz, com o preço que tem, dá pro gasto. Vale para vídeos no YouTube e até para registrar uma viagem de forma básica.
Ela é bem barulhenta. Tanto na hora em que liga como para ajustar o zoom, ela faz um barulhinho irritante na mecânica. Sua bateria tem média duração, aproximadamente capaz de tirar 270 fotos. Para fazer vídeos, não espere muito mais do que 30 minutos.
Fotografando espaços internos

 Panasonic Lumix FH2  (Foto: Stella Dauer)

É possível ajustar o estabilizador, disparo contínuo, modo de foco, balanço de branco, ISO – que vai até 1600 –, megapixels, modo de cores e o LCD. São ajustes básicos, mas ideiais para quem está conhecendo fotografia agora ou simplesmente quer tirar fotos e não ficar ajustando funções.
Seu armazenamento interno é irrisório, então a Panasonic envia dentro da caixa um cartão SD de 4GB, para você já sair fazendo fotos. Uma vez que ela faz vídeos em HD, esse espaço é muito bem vindo.
O que vem na caixa
A caixa é pequena, mas cabe bastante coisa nela. Temos um enorme manual, um manual menor para explicar os softwares e um CD contendo dois programas para Windows e os manuais em diversas línguas. Além disso temos a câmera, bateria, cartão SD de 4GB, cordinha para o pulso, carregador, cabo para carregador, cabo USB e cabo de áudio e vídeo. É muita coisa, mas pelo menos são itens úteis.
Ficha técnica

Ficha técnica

Tipo Compacta
Resoução 14.1
Zoom digital 4x
Zoom Ótico 4x
Sensor CCD
ISO 100, 200, 400, 800, 1600, High Sensitivity mode  (ISO 1600-6400)
Estabilizador ótico de imagem Sim
Detecção de rostos  Sim 
Detecção de sorrisos  Não 
Touchscreen Não
Tela LCD 2.7'
Formato de imagem  JPEG 
Formato de vídeo Motion JPEG
Cartão de memória  Cartão SD de 4GB 
Bateria Sim
Fabricante das lentes Leica DC Vario-Elmar 
Conexões USB
Dimensões 9.4 x 5.3 x 1.8 cm 
Itens inclusos  Manuais, CD de softwares, câmera, bateria, cartão SD de 4GB, cordinha para o pulso, carregador, cabo para carregador, cabo USB e cabo de áudio e vídeo.   

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More