Nível: Básico
Aplicativo necessário: Google Chrome
Número de passos: 6
O Ubuntu 11.10, como de costume, vem apenas com o Mozilla Firefox como navegador de internet padrão instalado. E muitos usuários que tentam colocar o Google Chrome no sistema operacional acabam encontrando problemas e recebendo mensagens de erro. No entanto, há uma forma de burlar esta “proteção” e utilizar, sim, o navegador do Google em seu PC.
O processo é simples e não leva mais do que alguns minutos. Basta inserir alguns códigos no Terminal e, depois de poucas etapas, você poderá navegar com o Google Chrome em seu Ubuntu. Há, inclusive, a possibilidade de transformá-lo em seu browser padrão após a instalação. Confira o passo a passo abaixo.
Passo 1. O primeiro passo é fazer o download do navegador. Você pode baixá-lo por aqui.
Passo 2. Com o arquivo já em seu disco rígido, basta abrir o Terminal. Para fazê-lo, você pode utilizar o atalho "ctrl + alt + t" ou ir em Aplications" ("Aplicativos", em português), "Accessories" ("Acessórios") e então "Terminal". Lá será necessário instalar duas bibliotecas, que precisam estar liberadas para que o Google Chrome possa ser utilizado. É preciso digitar os dois comandos seguintes: "sudo apt-get install libnspr4-0d" e "sudo apt-get install libcurl3", sem as aspas.
Passo 3. A seguir, é preciso ir à pasta onde se encontra o arquivo do Google Chrome, novamente abrir o Terminal e inserir novo comando: "chmod +x google-chrome-stable_current_amd64.deb".
Passo 4. Com a permissão emitida, é preciso, de fato, concluir a instalação do navegador. Para isso, é necessária a introdução de um novo código: "sudo dpkg -i google-chrome-*.deb".
Passo 5. Com tudo isso feito, acesse seu Dash Home e você irá perceber a presença do ícone do Chrome, com os dizeres “Browse the Web”. Basta dar dois cliques nele para começar a navegar com seu novo navegador.
Passo 6. Antes da primeira navegação no Chrome, o programa irá perguntar se você deseja utilizá-lo como browser padrão de seu sistema operacional. Caso sua resposta seja positiva, qualquer arquivo de internet ou qualquer link em que você clicar será aberto automaticamente no Chrome e não no Firefox.
0 comentários:
Enviar um comentário