O guitarrista do The Who, Pete Townshend, pediu para que a Apple usasse o poder do iTunes para ajudar as novas bandas, ao invés de "vampirizar digitalmente" os artistas presentes em sua plataforma. Townshend fez os comentários durante uma palestra inaugural para um evento da BBC 6 Music em homenagem ao DJ John Peel Lecture.
O músico também argumentou contra o compartilhamento de arquivos não autorizados, dizendo que a internet estava "destruindo a forma de direitos autorais como conhecemos". "A palavra 'compartilhamento' significa dar algo que você ganhou, fez ou pagou?", pergunta Townshend.
Além do iTunes, a lenda do rock listou oito serviços que as gravadoras e editoras de música oferecem aos artistas, além da orientação editorial, para orientar os mesmos sobre as questões dos direitos de compartilhamento de músicas e suas consequências legais.
"Deve existir alguma boa razão. Só porque o iTunes está no lado oeste e selvagem de uma internet dominada pelo Facebook e Twitter não significa que eles não possam oferecer algum suporte aos artistas, cujo resultado do trabalho é "sugado" por eles, como se ele fosse um vampiro digital", diz Townshed.
O guitarrista também disse que as pessoas que baixarem a sua música sem pagar nada por isso "podem muito bem vir e roubar a bicicleta do meu filho. Se alguém finge que algo que eu criei deve estar disponível gratuitamente para as pessoas, eu me pergunto o que deu errado com a moralidade humana ea justiça social", completa de forma enfática o músico.
Na opinião do guitarrista do The Who, a Appl edeveria contratar 20 dos caçadores de talentos da "quase falecida indústria fonográfica" para orientar os novos artistas e fornecer suporte financeiro e de marketing para os mais promissores.
O iTunes é hoje responsável por mais de 75% de todos os downloads legais da internet. A Apple preferiu não comentar as declarações de Townshend.
0 comentários:
Enviar um comentário