A Apple apresentou nesta terça-feira (4) algumas das novas funções do iOS 5, que estará disponível para download no dia 12 de outubro. O iOS 5 já foi distribuído para mais de 100 mil desenvolvedores, e conta com mais de 200 novas funções. Os aparelhos que poderão recebê-lo são: iPad, iPad 2, iPhone 3GS, iPhone 4, iPod touch 3g e iPod touch 4g. O iPhone 4S já vem com esse sistema instalado.
Um dos grandes destaques é o sistema de notificações, semelhante ao já usado no Android, mostrando os alertas, novos e-mails, bem como novas mensagens no Facebook e no Twitter através da barra de notificações, no canto superior do telefone. Além disso, essas notificações poderão ser visualizadas pela tela de desbloqueio, que também ganhou um atalho para acessar a câmera do iPhone.
Novas formas de se ler e de se trabalhar no iPhone e iPad
O novo Newsstand praticamente acabará com aplicativos com o o Zinio, trazendo as assinaturas mensais e visualização de revistas e jornais do mundo inteiro para o seu iPhone. A estrutura será toda gerenciada pela Apple, assim como já acontece com o iBooks e o iTunes, e tem tudo para ser um sucesso entre os usuários de iPad.
Uma outra novidade é o iMessage, um serviço de mensagens instantâneas que funcionará entre usuários de iPhone (como o WhatsUp e o PingChat, mas sem interoperacionalidades). Para trocar as mensagens ele usará a internet, e não os SMSs, ajudando a economizar alguns centavos em sua conta de telefone.
Graças ao novo iCloud, também, os usuário serão capazes de começar um texto em um aparelho (como um iPhone) e continuar de outro (no iPad, por exemplo). Essa funcionalidade é compatível com toda a linha de produtos de produtividade da Apple: o Pages (editor de textos), o Keynote (apresentações) e o Numbers (planilhas).
Além disso, haverá também um novo recurso chamado "Reminders", que nada mais são que lembretes com geolocalização, que prometem ser muito úteis para os usuários. Você pode, por exemplo, programar o seu telefone para te lembrar de ir ao supermercado, quando você estiver chegando perto de casa, ou ligar para algum amigo quando estiver à caminho de casa. E como já havíamos falado, ele terá sincronização com iCal e Microsoft Exchange, e servirá também para criar listas, como a que usamos no supermercado, por exemplo.
Twitter e Reader nativos
A integração com o Twitter com o iOS 5 recebeu uma atenção especial da Apple, e Dick Costolo, CEO do Twitter, também esteve presente no evento para falar disso. O Twitter está integrado nativamente com vários aplicativos, o que permitirá que você compartilhe fotos, sites, vídeos e localidades do próprio menu do telefone, sem nem sequer ter que abrir algum app do Twitter.
Outra novidade é o Safari, que finalmente ganhou um melhor gerenciamento das abas. Além disso, agora o navegador terá o seu próprio Reader de notícias integrado, que também formatará a matéria para uma melhor leitura na tela do seu aparelho - ao estilo do app Instapaper.
E-mails e câmera repaginados
O programa de e-mails também mudou, e funciona de forma independente do seu PC ou Mac, o que atende a quem quer usar o iPhone como seu único aparelho. Agora, também, há novos recursos de formatação de texto, e você (finalmente) pode adicionar negrito, sublinhado, e ainda mover destinatários entre CC e BCC, por exemplo. E para deixar a busca mais rica, o iOS vem com a nova função de busca por termos no corpo do texto, bem como as "flags" (já conhecidas no Gmail, mas não as mesmas) para sinalizar as mensagens.
Quanto à câmera, além do já conhecido botão de atalho na tela inicial, no novo app da câmera permite que você tire suas fotos usando o botão físico de volume e edite-as, cortando, girando e colocando filtros diretamente pelo app.
Sincronização por Wi-Fi
Com o iOS 5, acabaram-se as conexões com o PC ou Mac. É o fim do cabo. Todas as atualizações dos apps e das músicas poderão ser feitas sem precisar conectar seus dispositivos em um computador.
Junto, vem o serviço iTunes in iCloud, que traz o serviço de músicas da Apple à nuvem, sincronizando todo o seu repertório musical (até com músicas baixadas 'por aí') a sua conta. Com isso, cabe a você decidir o que será mantido em seu iPhone, mesmo que você não tenha espaço físico suficiente para toda a lista. Detalhe: o que não couber pode ser ouvido via streaming.
0 comentários:
Enviar um comentário