sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pouca gente está acreditando no Symbian hoje em dia. Tanto a plataforma móvel quanto a fundação responsável por cuidar dela estão meio sem rumo. Aparentemente liberar o Symbian^3 no Nokia N8 não foi o bastante para trazer atenção de volta às inúmeras inovações do tão nobre sistema. Foi isso que motivou a Nokia a anunciar hoje que vai tomar as rédeas do Symbian, ao menos no que diz respeito ao desenvolvimento do SO. A fundação em si ficará responsável apenas pelo licenciamento da marca do sistema ao redor do mundo. Por enquanto a tomada do setor de desenvolvimento ainda não aconteceu, mas está marcado para ocorrer em março do ano que vem. A Nokia também disse que espera vender 50 milhões de dispositivos rodando o Symbian^3. Mas um detalhe que a fabricante finlandesa se esqueceu foi a do estabelecimento de uma data precisa para chegar à esse número. Inspirado por esse pequeno deslize, eu declaro publicamente que escreverei 50 milhões de posts no TechTudo. Até 2060 devo ter atingido essa marca, mas não garanto nada.

Ranking da DistroWatch. (Foto: Divulgação) Uma mudança interessante pode estar em curso no mundo Linux: o Ubuntu deixou de ser a distribuição mais popular do sistema operacional nos últimos seis meses. O Linux Mint superou o pacote da Canonical que liderava o ranking do site DistroWatch, especializado em estatísticas e notícias sobre lançamentos do mundo Linux, há seis anos. Segundo o DistroWatch por uma pequena margem, o Mint destronou o “mestre” Ubuntu.
Mas o ranking não é absoluto. Ele é baseado no número de acessos do DistroWatch. O que significa, portanto, é que a maior parte da audiência do site, hoje, usa o Mint. Nos últimos seis meses, o Mint conseguiu uma média de 2.199 acessos diários no site enquanto o Ubuntu ficou em segundo, com 2.102.
A diferença pequena e o universo de usuários reduzido em que o ranking se baseia permite considerar que, no geral, dificilmente o Ubuntu tenha perdido a liderança para o Mint. Mas, ainda assim, vale lembrar que o atual vice-líder foi o ponteiro soberano do ranking por seis anos. Neste sentido, as estatísticas do DistroWatch podem, no mínimo, indicar uma tendência importante.

 Uma das explicações para a mudança no ranking é que usuários mais exigente sestariam insatisfeitos com as mudanças aplicadas nas últimas versões do Ubuntu, que o deixaram mais simples. (Foto: Divulgação)

Tendência que pode ser explicada pelas últimas atualizações do Ubuntu. A Canonical vem buscando mais simplicidade a cada novo release e isso pode estar aborrecendo usuários mais exigentes. Um exemplo disso é a interface Unity, que realmente torna o sistema mais fácil e prático, mas que eventualmente causa irritação em usuários mais antigos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More