Uma mudança interessante pode estar em curso no mundo Linux: o Ubuntu deixou de ser a distribuição mais popular do sistema operacional nos últimos seis meses. O Linux Mint superou o pacote da Canonical que liderava o ranking do site DistroWatch, especializado em estatísticas e notícias sobre lançamentos do mundo Linux, há seis anos. Segundo o DistroWatch por uma pequena margem, o Mint destronou o “mestre” Ubuntu.
Mas o ranking não é absoluto. Ele é baseado no número de acessos do DistroWatch. O que significa, portanto, é que a maior parte da audiência do site, hoje, usa o Mint. Nos últimos seis meses, o Mint conseguiu uma média de 2.199 acessos diários no site enquanto o Ubuntu ficou em segundo, com 2.102.
A diferença pequena e o universo de usuários reduzido em que o ranking se baseia permite considerar que, no geral, dificilmente o Ubuntu tenha perdido a liderança para o Mint. Mas, ainda assim, vale lembrar que o atual vice-líder foi o ponteiro soberano do ranking por seis anos. Neste sentido, as estatísticas do DistroWatch podem, no mínimo, indicar uma tendência importante.
Tendência que pode ser explicada pelas últimas atualizações do Ubuntu. A Canonical vem buscando mais simplicidade a cada novo release e isso pode estar aborrecendo usuários mais exigentes. Um exemplo disso é a interface Unity, que realmente torna o sistema mais fácil e prático, mas que eventualmente causa irritação em usuários mais antigos.
0 comentários:
Enviar um comentário