quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Samsung passa Apple e lidera mercado de smartphones

De acordo com as últimas pesquisas realizadas pela Strategy Analytics, a Samsung ultrapassou a Apple no posto de primeiro lugar entre os fornecedores mundiais de smartphones, de acordo com os números do terceiro trimestre de 2011.





Tabela comparativa (Foto: Divulgação)

Alex Spektor, analista sênior da Strategy Analytics, disse que os envios globais de smartphones dos fabricantes para as lojas cresceram em 44%, se comparado aos números do terceiro trimestre de 2010, alcançando um número recorde de 117 milhões de unidades enviadas no terceiro trimestre de 2011. Destes, só a Samsung enviou 28 milhões de smartphones para o mercado global, representando uma cota de 24% do volume total do mercado.
A ascensão da Samsung neste segmento se explica por conta dos vários lançamentos em um mesmo período, além de uma combinação de projetos de hardware elegantes, serviços no sistema Android e extensiva distribuição global dos modelos lançados. Com isso, a Samsung demonstrou que é possível, pelo menos a curto prazo, se diferenciar das demais fabricantes parceiras do Google no Android, e crescer utilizando essa plataforma.
Neil Mawston, diretor da Strategy Analytics, acrescenta: "depois de ficar um trimestre no primeiro lugar, a Apple foi ultrapassada pela Samsung, conquistando apenas 15% do mercado no último trimestre. A taxa de crescimento da Apple ao redor do mundo na venda de smartphones caiu para 21% no terceiro trimestre de 2011, seu índice mais baixo nos últimos dois anos. Acreditamos que a performance da Apple no último trimestre foi afetada pelo fato de consumidores e operadoras aguardarem o lançamento do novo iPhone 4S no quarto trimestre, além das condições econômicas voláteis em vários países-chave para a empresa, bem como uma competição mais acirrada nas vendas com o Samsung Galaxy S II".

A Nokia ficou em terceiro lugar, com 14% dos envios globais de smartphones no período, perdendo mais da metade dos 33% registrados no terceiro trimestre de 2010. A transição do Symbian para o Windows Phone como sistema operacional dos smartphones da empresa foi um processo muito desafiador para a companhia. O recente lançamento da linha Lumia ajudou a elevar o perfil da Nokia, e a empresa finlandesa espera que a Microsoft seja a parceira ideal para uma recuperação de mercado nos próximos anos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More