quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tim Cook imprime sua marca na Apple com mudançasd

O jornal The Wall Street Journal fez uma breve análise dos primeiros dois meses de Tim Cook no cargo de CEO da Apple, destacando algumas diferenças entre o seu estilo de gestão empresarial para aquele que era executado por Steve Jobs.

Tim Cook, CEO da Apple. (Foto: Divulgação)
Nas últimas semanas, Cook está mais propenso a gerir questões administrativas que nunca foram de interesse de Steve Jobs enquanto CEO da Apple, tais como promoções e estruturas de comunicação corporativa. Quem informa são fontes familiarizadas com esses assuntos na Apple.
Tim Cook, que tem 50 anos de idade, também tem sido mais comunicativo com os seus funcionários do que o seu antecessor, enviando uma grande variedade de e-mails para toda a empresa, abordando de forma simultânea todos os setores com a expressão "Team" (Time), dando uma impressão de unidade.
Tim Cook. (Foto: Divulgação) As fontes próximas à Apple, que relataram os detalhes do dia-a-dia da empresa nessa nova fase para o The New York Times também apontam para o novo programa de caridade da Apple para os funcionários da empresa, mostrando um claro exemplo de como Cook está colocando a sua marca na empresa. Cook também está trabalhando em uma significativa reformulação na divisão educacional da Apple, deixando esse segmento mais claro e definido em relação às outras áreas da companhia.
Essa reformulação dá mais responsabilidades para os executivos Phil Schiller e John Brandon, que veem a divisão educacional dividida entre os setores de marketing e vendas da empresa. A abertura de Cook também visa permitir que os empregados - e até mesmo os consumidores - possam ter um maior envolvimento com a empresa. Para isso, Eddy Cue foi promovido para administrar essa transição e tem como uma das missões primordiais incentivar outros executivos a se envolverem com os clientes.

Cook também sugere que ele pode ser mais aberto a outras possibilidades, como investir em dividendos de ações ou adquirir novamente produtos e serviços que deixaram de ser da empresa há algum tempo.
Cook é considerado um líder operacional muito forte, mas alguns questionam se ele tem a visão de produtos para orientar a empresa em seus lançamentos. Jobs trabalhou duro durante 14 anos para deixar a Apple com uma base de produtos para manter a empresa no topo por, pelo menos, mais quatro anos. E, ao que tudo indica, Cook parece ser apto para continuar com o trabalho deixado por Jobs. Mas, para isso, certamente vai precisar dos serviços de outros executivos da empresa, como Jony Ive, Phil Schiller, Scott Forstall e Eddy Cue, para manter a Apple no caminho do sucesso.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More