Thijs Meenink, um doutorando da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveu um equipamento revolucionário para realizar cirurgias oculares. A máquina auxilia procedimentos cirúrgicos realizados em áreas sensíveis ou de difícil acesso do globo ocular, como a retina e o vítr
Por serem regiões complexas, o trato cirúrgico requer que o médico tenha mãos firmes para realizar incisões precisas. Com o passar dos anos, as pessoas tendem a perder a firmeza nos movimentos, o que faz com que profissionais que atuam nessas especialidades cirúrgicas tenham uma carreira curta. Thijs diz que sua criação não substitui os médicos, mas os auxilia na precisão das incisões. O equipamento possui dois joysticks, nos quais o médico aplica os movimentos necessários. Na outra ponta estão dois braços que reproduzem o movimento do profissional.
A diferença está no fato de que os movimentos executados pelos braços estão em uma escala menor do que aqueles realizados pelo médico no manete, o que confere uma precisão muito maior durante a cirurgia. Dessa forma, caso o cirurgião faça um corte de 1 cm no joystick, o equipamento reproduziria a mesma incisão, mas com escala reduzida a 1 mm, por exemplo. Outra característica é a sua versatilidade. Os braços podem ser utilizados com funções diversas, como fórceps, tesouras cirúrgicas, drenos e agulhas que pode ter apenas meio milímetro de espessura. A alteração pode ser feita em questão de segundos.
O ganho não será apenas para pacientes. Os médicos, por sua vez, teriam suas carreiras prolongadas, pois o problema de perda da estabilidade dos movimentos das mãos em cirurgias estaria praticamente solucionado com a criação de Thijs Meenink. De acordo com o doutorando, o sistema estaria disponível para a utilização em humanos dentro de cinco anos. Enquanto isso, ele busca por parceiros para comercializar a tecnologia.
0 comentários:
Enviar um comentário