A Microsoft está detalhando aos poucos as novas funcionalidades da nova versão do seu sistema operacional, o Windows 8. E, pelo o que declara a sua equipe de desenvolvimento, eles estão tomando todos os cuidados para entregar um sistema com o menor impacto possível no consumo de bateria do dispositivo.
O Windows 8 trabalha com widgets que ficam ativos o tempo todo, atualizando as informações da web no dispositivo. E a Microsoft tem alguns objetivos pré-determinados no desenvolvimento do Windows 8 para oferecer um sistema rápido e eficiente para os usuários. Abaixo, algumas dessas metas que se referem ao consumo de bateria pelo sistema:
- Permitir que centenas de "live tiles" estejam ativas, sem perda de performance;
- Ir além de emblemas, textos e balões, com belas imagens;
- Tornar o sistema fácil para os desenvolvedores, para que eles possam lançar o aplicativo e "esquecer" o aplicativo, dispensando a necessidade de muitas correções ou adaptações posteriores,
- Alcançar uma maior eficiência no envio das mensagens ao usuário, tornando essa entrega o mais próximo do "tempo real".
Com esses objetivos em mente, a Microsoft procura não ter códigos de aplicativos em execução em segundo plano quando o usuário liga o dispositivo até a exibição da tela inicial, que é quando o sistema vai carregar os seus conteúdos online. Com isso, eles esperam uma economia de energia e um melhor desempenho do sistema.
Para que tudo funcione, a Microsoft também modificou o seu sistema de notificação, utilizando agora o push, que dispensa a necessidade do usuário de ir até a tela inicial do sistema para verificar eventuais atualizações, o que aumenta o consumo de bateria e uso de dados da rede. No Windows 8, os servidores back-end dos aplicativos vão enviar o conteúdo para o Windows Push Notification Service (WNS), que então envia o conteúdo para o dispositivo. No caso das imagens, elas serão diretamente enviadas dos servidores back-end.
Por fim, para manter um mecanismo de escalonamento de envio de mensagens adequado, sem sobrecarregar os servidores da empresa, a Microsoft conta com a ajuda da equipe do Windows Live Messenger para aperfeiçoar esse envio. Segundo o blog de desenvolvedores, o Windows 8 Developer Preview já consegue fazer o gerenciamento de 90 milhões de notificações por dia, mas eles querem se prevenir desde já contra eventuais sobrecargas do serviço.
0 comentários:
Enviar um comentário