Já faz algum tempo que o Google implementou a busca por voz em certos sites e dispositivos. Seu aplicativo para iOS já tem essa funcionalidade, bem como a busca em Androids e no navegador Chrome. Agora a empresa está expandindo sua tecnologia de reconhecimento de voz para outros serviços. E dessa vez o Google Maps foi o escolhido.
A versão web do serviço recebeu hoje suporte às buscas por voz, mas apenas para quem acessa o site pelo navegador Chrome. Segundo o Google, isso vai deixar mais fácil a busca de lugares com nomes difíceis de se lembrar como são escritos. E além de encontrar lugares, também é possível pedir rotas de uma cidade a outra, com o comando de voz “Directions from”.
A busca por voz poderia ser ativada em outros navegadores, já que ela só depende de uma implementação de uma tag específica do padrão HTML 5 para funcionar, e vários navegadores como o Firefox e Safari já implementam-na atualmente. Mas o Google parece querer deixar a busca por voz e outras vantagens exclusivas ao Chrome, como forma de atrair mais usuários. O que pode funcionar.
O Google diz que por enquanto apenas usuários nos EUA terão acesso à busca por voz para localidades e rotas no Google Maps, mas como eles já tem a tecnologia de reconhecimeto de voz em outras línguas, é bem provável que ela seja ativada para demais países e em outros idiomas.
0 comentários:
Enviar um comentário