O CEO da Google, Eric Schmidt, disse nessa terça-feira (08) que a empresa continua empenhada em oferecer o seu sistema operacional móvel, o Android, de forma gratuita para os parceiros que fabricam dispositivos com esse sistema. A declaração foi feita durante uma visita do executivo à Coreia do Sul.
Schmidt fez questão de deixar claro que a compra da Motorola Mobility por parte do Google não vai afetar as relações com os demais fabricantes de telefones que utilizam o Android como sistema operacional. “Vamos deixar a Motorola independente o suficiente para que a abertura do Android não seja violada”, disse o CEO da empresa de Mountain View durante uma coletiva de imprensa.
No último mês de agosto, a Google apresentou seus planos para comprar a divisão de dispositivos móveis e set-top boxes da Motorola por US$ 12.5 bilhões, e desde então, diversos rumores e teorias foram divulgadas pela imprensa e especialistas em tecnologia. A principal dúvida gerada pelos rumores era se a Google iria oferecer condições iguais para todos os seus parceiros em relação ao Android, principalmente nas questões técnicas, como janelas de atualização e correções do sistema.
A Samsung, que hoje é a maior vendedora mundial de smartphones, ultrapassando a Apple em vendas no terceiro trimestre, está se organizando para ampliar a sua oferta de produtos com outros sistemas operacionais. Em setembro, a gigante coreana fechou um acordo de desenvolvimento de smartphones e tablets com o sistema Windows Phone, da Microsoft, e ainda planeja tornar o Bada um sistema aberto para desenvolvedores externos e outros fabricantes em 2012.
Além disso, para se proteger das acusações da Microsoft, que alegava que o Android violava suas patentes de software, a Samsung chegou a um acordo de compartilhamento de patentes, que envolve o pagamento de royalties para a Microsoft de futuros smartphones e tablets da Samsung com o sistema da gigante das buscas.
Quando questionado sobre o assunto, Schmidt não o aborda de forma direta, mas critica o litígio da Microsoft contra fabricantes de celulares que usam o Android. “A Microsoft não está dizendo a verdade sobre esse assunto, e eles estão usando táticas agressivas para assustar as empresas. Tudo isso, porque eles tem medo do sucesso do Android”, disse o executivo.
A Google também está procurando expandir o alcance do seu sistema operacional móvel em televisores, e a visita de Schmidt à Coreia do Sul também envolveu reuniões com executivos locais para estreitar as relações com fabricantes de TVs, como Samsung, LG e B.K., além de um encontro com o presidente do país, Lee Mying-bak.
0 comentários:
Enviar um comentário