sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MacOS já domina 10% do mercado

Uma recente pesquisa de uma empresa de análise de tendências na internet revela que o sistema MacOS, da Apple, atualmente domina 10% do mercado total de sistemas operacionais de computadores e dispositivos móveis.

 Relatório de participação dos sistemas operacionais no mercado (Foto: Chitika)

A empresa de análise de mercado Chitika Insights é responsável por levantar dados de publicidade online, monitorando as próximas tendências de internet. Recentemente eles decidiram estudar o crescimento dos diversos sistemas operacionais existentes no mercado, e os resultados mostram o cenário de mercado entre os meses de agosto e setembro de 2011.
Como vem acontecendo nos últimos anos, o Windows continua sendo o sistema operacional mais utilizado do mercado, mas perdeu 0,5% de participação de um mês para outro (78,3% em agosto, 77,7% em setembro). Por outro lado, o MacOS teve um crescimento de 1%, saindo de 9,6% no mês de agosto para 10,6% em setembro. Completam a lista o iOS (5,2%), o Android (3,3%), o Linux (2,3%) e os demais sistemas (0,9%).

Esse crescimento de 1% pode parecer pequeno, mas se considerarmos uma projeção de aumento sustentado durante um ano inteiro, podemos dizer que, pelo menos na teoria, o MacOS pode conquistar pelo menos 12% do mercado daqui a um ano. É muito improvável que isso aconteça, mas é interessante para ilustrar o progresso do sistema operacional da Apple em relação ao mercado.
O estudo mostra também que o Windows continua perdendo terreno em relação aos seus rivais, mesmo que de forma lenta. De julho para cá, o Windows já perdeu 1,35% de participação total do mercado. Outra informação importante do relatório é que o sistema Android "estacionou" em relação aos adversários, sem registrar aumento na sua participação pelo terceiro mês consecutivo.
Por fim, o relatório prevê que, com a chegada das novas versões do iOS e do Android, e de novos modelos de aparelhos Android e do iPhone 5, os dois sistemas terão um forte crescimento nos próximos meses. Além disso, a fatia de mercado do Windows vai crescer apenas após o lançamento do Windows 8. Até lá, o sistema da Microsoft vai continuar perdendo mercado em relação ao seus rivais.
Para ler o relatório completo, clique aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário

Compartilhe com amigos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More